Automóveis Extraordinários
Automóveis extraordinários
Assim que o automóvel se tornou um meio de transporte confiável e reconhecido, tanto empresários como empresas automobilísticas começaram a fazer experiências com o design, muitas vezes criando modelos únicos com características e usos peculiares.
A DeLorean Motor Company projetou o DeLorean DMC-12, carro esportivo que apresentava design “futurista”, carroceria de aço inoxidável e portas exclusivas que imitavam as asas de uma gaivota. Embora projetado nos EUA, o carro foi produzido numa fábrica na Irlanda do Norte. O modelo do museu foi originalmente adquirido de uma concessionária em Whitby, Ontário.
Favorito da piloto Amelia Earhart, o Kissel "Gold Bug" foi projetado como um veículo de corrida, com uma cor exclusiva e assento extra não convencional acoplado à carroceria externa do carro. Com muita coragem, mais dois passageiros podiam viajar a 112 km/h nesse carro esporte americano.
Os automóveis eram construídos de maneiras diferentes para objetivos diferentes. De modelos velozes para viagens em clima frio a modelos "dominicais" para dias quentes, os motoristas precisavam de veículos que atendessem às suas necessidades. Ao percorrer a galeria, veja se consegue perceber as diferenças entre os estilos de carroceria.
Roadster: aberto, dois lugares e aparência esportiva.
Phaeton: sem janelas e teto permanente (rígido ou dobrável). Um teto dobrável removível podia ser instalado.
Touring: aberto, quatro lugares, geralmente com cortinas laterais e teto dobrável.
Closed-bodied (Carroceria fechada): veículo fechado com proteção prática contra as intempéries. Teto e janelas permanentes.
Fato curioso
Veja este modelo Bentley 3L Speed, e 1926. Onde está a porta do lado do motorista? A posição do freio de mão e do câmbio bloqueava a entrada pelo lado do motorista. Por isso, o motorista tinha que entrar no veículo pela porta do lado do passageiro. Como não tinha cintos de segurança, deve ter sido um tanto perigoso dirigir este veículo em curvas apertadas!