O Museu Automotivo Canadense
O Museu Automotivo Canadense
O Museu Automotivo Canadense surgiu em 1963 como projeto comunitário para preservar e apresentar a história automotiva do Canadá. Era apoiado por contribuições financeiras privadas e, em 1964, foi incorporado à categoria de instituições sem fins lucrativos.
Possuidor de um considerável acervo de automóveis - incluindo modelos raros e antigos como Kennedy, Tudhope, McLaughlin-Buick e McKay -, o museu dispõe de importantes exemplares do patrimônio automotivo ímpar do Canadá, tanto de automóveis produzidos ali como dos adquiridos por ele.
A inauguração do museu ocorreu em Oshawa - a “Motor City” do Canadá - num prédio rico em história automotiva. De 1921 a 1931, foi o lar da concessionária e centro de operações Ontario Motor Sales. Hoje, o local abriga uma coleção de mais de 80 veículos doados e uma biblioteca em referência automotiva. Em 1995, John A. “Bud” McDougald, um importante financista canadense, doou para o museu 21 veículos de sua coleção particular de carros europeus, britânicos e americanos.
A dedicação da comunidade do museu tem sido essencial para a preservação da história automotiva do Canadá. Voluntários ajudam no aumento e na conscientização pública dos programas, exposições e pesquisas do museu. Doadores privados e subsídios do governo apoiam a conservação da coleção do museu e do patrimônio arquitetônico do prédio. Essas importantes formas de contribuição fortalecem o envolvimento da comunidade e promovem uma maior compreensão do patrimônio canadense.